quarta-feira, 28 de abril de 2010
DESENSINANDO O AMOR AOS LIVROS
Por: Rubem Alves
Quer ensinar um jovem a odiar literatura? Dê-lhe, como dever, fazer fichamentos.
A tarefa de fichar o livro desvia o aluno do único objetivo da leitura que é o prazer.
Em uma de minhas mudanças, um carregador disse: “Como deve ser difícil decorar todos esses livros...”
Aquele carregador dizia em linguagem direta o que está dito na tarefa de fichar: Ler é uma tarefa penosa.
Em vez do fichamento peça que o aluno fale sobre as idéias dele, aluno, que aquele texto o fez pensar. Para que fazer um resumo do livro se ele já foi escrito?
Pavlov, cientista russo, mostrou que é possível fazer um cão salivar pelo simples toque de uma campainha.
Sua lição se aplica a pedagogia. Os fichamentos, repetidos várias vezes, criam no aluno o reflexo condicionado de repulsão pelo livro.
Retirado do Livro: Ostra feliz não faz pérola.
Editora Planeta.
Reflexões:
Fichamento de livro faz aluno se apaixonar pelos livros?
Fichamentos, o único caminho para trabalhar leitura?
Quando é que o fichamento de um livro pode ser a melhor estratégia?
Contribuição: Gláucia Clara Korkischko Lima - ASM
Postado por
CacpaEduca
às
15:12
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
leitura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Nádia, tudo bem? Comecei a ler o seus artigos, que por sinal são ótimos e tive uma surpresa agradável, a professora que enviou o artigo acima, é uma amiga muito querida do passado, quando estudamos no IAP, com o passar do tempo perdi o contato dela, já tentei encontra-lá na internet e através de outros amigos, só que infelizmente não consegui.
Gostaria de pedir a você, que por gentiliza me passe o contato dela, pois gostaria muito de reencontrar uma amiga muito querida.
Vou enviar o meu e-mail ou melhor dois e-mails.
hahmannstrobele@uol.com.br e eliseu027taxi@yahoo.com
Gostaria de agradecer muito a sua ajuda.
Andréa Spinelli Marques.
Postar um comentário