Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vestibulares estão sobrecarregando o ensino médio, diz Haddad

Ministro discursou no encerramento da reunião da SBPC, em Natal. Segundo ele, professor não tem espaço para aprofundar o que é ensinado

Iberê Thenório do G1, em Natal


O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (30) que os professores do ensino médio estão sobrecarregados por causa da existência de muitas provas diferentes de vestibular no país, e que não conseguem aprofundar o conteúdo ensinado. “Estamos sobrecarregando o ensino médio, e o professor - para não falar do aluno - é uma das maiores vítimas. Ele é obrigado a cumprir um programa tão extenso que não permite a ele entrar no assunto com profundidade”, afirmou o ministro na conferência de encerramento da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu nesta semana em Natal.

De acordo com Haddad, esse problema deve ser superado pelo novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Acho que o Enem vai ajudar a organizar um currículo mais racional, mais adequado, ao mesmo tempo menos abrangente mas mais aprofundado, com mais espaço para discussão em sala de aula, e não esse rolo compressor que é a assimilação mecânica de "matéria”, afirmou. A partir de 2009, o Enem foi aplicado com um novo formato, com 180 questões e uma nova metodologia de cálculo, que permite comparar a evolução das escolas ao longo do tempo. Nos exames anteriores, a prova tinha 63 questões e uma redação. A prova tem sido usada pelas universidades federais para complementar ou mesmo substituir o vestibular. “A reformulação do Enem veio atender o desejo dos secretários de educação que não têm como administrar a quantidade de vestibulares que este país tem”, afirmou Haddad.
 
Colaboração: Pr. Ivan Góes
 
Só posso concordar com o Ministro Haddad, realmente há uma exigência mecanicista que dificulta a aprendizagem do aluno para a compreensão, consequentemente submete o professor a ser um mero reprodutor de conteúdos e não um articulador da busca pelo conhecimento... está na hora de pensarmos em alternativas e propor mudanças... O que você acha???

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...