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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Processos matemáticos

Veja que texto legal sobre processos matemáticos...
Com certeza se aplica a todas as séries, melhor ainda, para todos nós.
O texto está no Português de Portugal.



Processos Matemáticos
Menezes, L. (2007). Processos Matemáticos (Seminário Final do P.F.C.M. Guarda)
Ponte, J.P. e Serrazina, L. (2000). Didáctica da Matemática do 1.º Ciclo. Lisboa: Universidade Aberta

O processo ensino/aprendizagem da Matemática caracteriza-se não só pelos conceitos matemáticos trabalhados como também pelos processos que essa aprendizagem envolve. Os processos matemáticos são tudo aquilo que permite trabalhar com esses conceitos. São particularmente importantes os processos matemáticos de representar, relacionar e operar, resolver problemas e investigar e comunicar. É igualmente importante que o professor discuta com os alunos os processos mais adequados à realização de cada tarefa.


Representar

A representação é um processo de grande importância numa aula de Matemática. Os conceitos matemáticos são por natureza abstractos (número, grandeza, medida, operação,…) e portanto surge a necessidade de os representar. Esse processo pode assumir diversas formas:

- Linguagem oral e escrita

- Representações simbólicas (algarismos, sinais das operações, sinal de igual,…)

- Representações icónicas (figuras, gráficos, diagramas,…)

- Representações activas (objectos para representar entes matemáticos)

É através das representações que o professor toma conhecimento do modo de pensar dos alunos, e a partir daqui pode aprofundar as representações dos alunos de modo a ir de encontro às representações da Matemática, assim como planear o seu trabalho de forma a responder às necessidades de cada aluno. Os alunos podem usar diferentes representações para o mesmo conceito; devem, no entanto, decidir qual a mais adequada em determinada situação. Só assim as aprendizagens se podem tornar significativas para os alunos.

Relacionar e operar

Para relacionar e operar com conceitos recorre-se a outros processos como: calcular (transformar certos símbolos noutros símbolos de acordo com determinadas regras), generalizar (atribuir a um conjunto de objectos as propriedades de um determinado objecto), particularizar (considerar casos concretos) e interpretar (relacionar os conceitos matemáticos ou suas representações de modo a dar sentido a esses conceitos e ideias matemáticas).

Resolução de problemas

A resolução de problemas é outro processo de extrema importância na aprendizagem da Matemática e que merece um lugar de destaque em todos os programas, porque permite desenvolver nos alunos novas ideias matemáticas e estratégias de pensamento. A resolução de problemas recorre a processos mais simples de representar e relacionar, dado que é um processo de elevado nível de complexidade. Na verdade, diz-se que um aluno está perante um problema quando não tem nenhuma rotina nem algoritmos de aplicação imediata para encontrar a solução que procura.

Investigar

A investigação, tal como a resolução de problemas, é um processo de enorme importância na actividade Matemática. Uma investigação distingue-se de um problema por ser um processo mais aberto e mais longo e com uma formulação de partida menos definida. Mostra-se, de seguida, um quadro com as etapas características da resolução de problemas e das investigações.



RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS                                      INVESTIGAÇÕES

                                                                                               Formular o problema/questão

Compreender o enunciado                                                       Desenvolver a compreensão sobre a questão

Definir um estratégia                                                                Formular conjecturas

Aplicar a estratégia                                                                  Testar e reformular as conjecturas

Avaliar os resultados e responder ao problema                         Validar a conjectura e relatar o processo.



Exemplos de investigações:

• Investiga as diagonais de polígonos convexos.

• Investiga o que acontece com o volume de um cubo quando se aumenta a medida do comprimento da sua aresta.

Comunicação

Tal como a resolução de problemas, a comunicação é um processo transversal ao ensino e à aprendizagem da Matemática. É através desta que os alunos expressam as suas ideias (intercomunicação) e alargam e aprofundam o seu conhecimento matemático (intracomunicação). Quando um aluno tenta convencer o outro do seu resultado é “obrigado” a justificar/argumentar, a organizar e consolidar o seu pensamento. Por outro lado, o professor apercebe-se do modo de pensar do aluno, dos seus erros, das suas dificuldades e, consequentemente, pode organizar o seu trabalho de modo a responder às necessidades de cada aluno.

Outros processos

Para além dos processos acabados de referir existem outros também importantes como por exemplo, deduzir (concluir sobre a veracidade de uma afirmação a partir de outras), modelar (construir e validar modelos matemáticos que possam representar fenómenos ou situações diversas), reflectir (quando um aluno considera uma ideia, um resultado e o encara de diversos pontos de vista), criticar (quando o aluno procura acerca da veracidade de uma afirmação, resultado ou método) e avaliar (a avaliação diz respeito à recolha de informação com o objectivo de tomar alguma decisão).


A actividade matemática centrada nos conteúdos, sem os processos, é inerte e sem sentido.


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Um comentário:

Giselly Zahn Erthal disse...

Oiii....
To prendada não... táh longe disso!!!Tô é inventando moda..kkkkk

beijocas e um restante de domingo abençoado, afinal, é domingo de festa!!!

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