Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aula de Véspera - Simulado ENEM CACPA 2011/1

Cada etapa da vida tem seu brilho, sua cor e seus desafios, não seria diferente com nossos alunos que começam a viver as possibilidades das profissões, que vislubram o futuro como o desafio da vez.
Para dar suporte e auxiliar na preparação para o ENEM, um dos momentos mais estressantes e desafiadores para os alunos do Ensino Médio, o CACPA ofereceu nos dias 18 e 19/06 uma experiência significativa para essa turma.
Primeiramente, uma aula de véspera, que contou com a presença do Profº Pardal, renomado mestre dos cursinhos e grandes colégios da nossa região, o qual trabalhou dicas do ENEM, dicas para os alunos em geral, e dicas da disciplina de Biologia, que compõem o eixo de Ciências Naturais e Suas Tecnologias na matriz curricular do ENEM. 40 alunos do Ensino Médio participaram da Aula de Véspera que foi um sucesso, com sorteio de livros para motivar o preparo do grupo.
Luana Manzini, aluna do 3º EM - CACPA afirmou que "Esses momentos de aprendizado e estímulo, como a aula do Profº Pardal, nos motivam e incentivam, nos dão determinação e força de vontade para superar os obstáculos dos vestibulares e ENEM."
A aluna Ana Luísa de Castro - 2º EM - EACA expressou que "... ver bons profissionais nos faz pensar que nosso país ainda tem esperança e que precisamos continuar trilhando este caminho para a prosperidade das gerações futuras. Agradeço, (...) por nos oferecerem esta chance de prosperar espiritual, profissional e socialmente!"
Já o Profº Pardal considerou a experiência como um "Momento de reflexão sobre a problematização do ENEM, possibilitando a melhora da postura do aluno em sala de aula e a busca pela pesquisa extraclasse."
Esta Aula de Véspera preparou e motivou os alunos para a etapa que se realizaria no dia seguinte, o Simulado ENEM CACPA 2011/1, que oportunizou a antecipação da experiência de submeter-se às provas de seleção do Exame Nacional do Ensino Médio, os alunos da 8ª série (9º Ano) ao 3º Ano do Ensino Médio estiveram presentes.
A ideia foi vivenciar de fato o estresse, as regras, e tudo mais que compõem essa seleção nacional.
Os alunos começaram a chegar desde 6h40, para uma prova que aconteceria apenas às 8h da manhã de domingo.
Os alunos se comportaram como se estivessem verdadeiramente no ENEM, e foi maravilhoso ver o empenho de cada um deles.
A Profª Carmen Sobrinho, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio afirma que eventos como estes "Geram expectativas diante de uma situação real que vivenciarão no processo seletivo, uma vez que o candidato terá que organizar suas ideias, aplicar o conhecimento aprendido e controlar a ansiedade, objetivando um resultado satisfatório".
O aluno Renan Barbosa, da 8ª Série (9º Ano) gostou da oportunidade que segundo ele "Testou conhecimentos. Gostaria de repetir a experiência outras vezes".
No segundo semestre teremos a 2ª edição, que também contemplará os sabatistas, que ficarão confinados, aguardando a prova após o pôr do sol.
CACPA é bom demais!!!

Alunos conferindo lista de nomes na entrada da sala

Alunos chegando ao local de sua prova

Apresentação de documento: Inscrição ou RG e assinatura na lista de presença

Documentos em mãos para confirmar sua inscrição

Concentração na hora da prova

Uma das salas


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...